Inicial Page

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tristeza

Termo muitas vezes usado de forma pejorativa e rotulante, possui como caracterização a falta de alegria.
Pode ser oriunda de diversos lugares, mas sempre ligado a sentimentos negativos.
As vezes acompanhada de raiva ou falta de interesse podendo ser geral ou sobre um determinado assunto. O dicionario Aurelio diz: s.f. Qualidade ou estado de triste. Vinda do termo Triste que diz:
adj. Falto de alegria ou contentamento: sempre foi um homem triste.
Desgostoso, penalizado, compungido: ficou triste com a morte do amigo.
Que provoca ou infunde tristeza; entristecedor: triste notícia.
Que revela tristeza: ar triste.
Desprezível, vil: ele fez um triste papel.
Obscuro, sombrio, lúgubre: casa triste.

A tristeza é um sentimento intrínseco ao ser humano. Todas as pessoas estão sujeitas a tristeza. É a ausência de satisfação pessoal quando o indivíduo se depara com sua fragilidade. Enquanto a depressão é a raiva e a vingança digerida na pessoa. Na prática, é uma tentativa de devolver para os outros o que existe de pior em si.
A raiva existente na depressão é resultado da total falta de vitalidade e motivação. Existe também uma infantilização, onde o indivíduo induz o ambiente a ampará-lo e dedicar atenção exclusiva a ele. A depressão inibe a coragem de enfrentar os desafios; regride a busca do prazer e contamina o ambiente a sua volta.
Outro fator que fortemente desencadeia a tristeza é a recusa. A dificuldade em aceitar o "não" torna-se desmotivante e abala a auto-estima. Por outro lado, a rejeição e a incapacidade frente a alguns obstáculos leva a quadros mais sérios e profundos da tristeza.

É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro (trevas).
A tristeza pode vir de fora para dentro; quando é gerada por elementos que circundam o indivíduo; ou de dentro para fora; quando simplesmente surge por uma inadaptação do indivíduo ao meio.

E você está triste hoje? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário